Passada a emoção da cerimônia, ainda há muito do casamento para aproveitar, como a lua-de-mel, curtir as fotos e os vídeos, os presentes, aproveitar as lembranças inesquecíveis daquele dia… Entretanto, é importante dar a atenção necessária, e sem demora, para o seu vestido de noiva. Quanto antes você cuidar para que ele fique bem guardado, por mais tempo estará conservada esta linda memória.
E qual a melhor forma de fazer isso? Antes de mais nada, assim que for possível leve-o até um local para uma limpeza profissional. Quanto mais você demorar, possivelmente será mais difícil remover alguma mancha que surgiu durante a festa. Além disso, a higienização feita por profissionais vai evitar possíveis danos ao tecido.
Com o vestido limpo, é a hora de guardá-lo da forma correta. Não serve qualquer saco ou caixa. Uma escolha errada pode resultar em manchas e mofo ao longo do tempo. Opte por sacos de tecido, caixa de papelão acid-free – próprias para conservação. No atelier Ana Dotto, entregamos o vestido em uma caixa própria, onde ele pode ser bem guardado.
Na hora de guardar, é imprescindível escolher um local que fique longe do alcance de crianças ou animais de estimação. Além disso, precisa ser um espaço escuro – a luz provoca manchas no tecido – e sem umidade. Fique atenta para que o espaço não sofra tanta variação de temperatura, como sótãos, por exemplo.
De tempos em tempos, é adequado retirar o vestido da embalagem, para conferir se não há mofo, manchas ou insetos. Porém, sempre que for manusear, faça isso com as mãos limpas.
Seguindo esses passos você terá seu vestido conservado por muitos anos. E, se surgir a oportunidade, passar para a alguém aproveitá-lo… quem sabe até para uma próxima geração?