O vestido precisa sempre ser branco?

Essa é uma dúvida comum entre noivas que querem algo diferente para o casamento. O vestido marca a cerimônia. Provavelmente vão se passar anos e o vestido será uma das coisas mais lembradas desse momento. Mas, vamos mudar um pouco essa pergunta: por que esse vestido tão memorável precisa ser branco? Essa questão vai ajudar na primeira dúvida. 

A história responde. Séculos atrás, casamento significava atender a interesses familiares, era uma união para construir alianças, de olho em tratados comerciais e, futuramente, nas posses de terras e herança. O vestido entrava como artigo de luxo, com o objetivo de impressionar a família do pretendente e evidenciar a riqueza da família da noiva. O curioso era que o branco não representaria o tanto de bens da futura cônjuge, então se usavam variadas cores. Por exemplo, a Grécia antiga era marcada pelos vestidos com tom escuro, alguns com estampa. No século XVI, a Espanha ditou a cor dessa vestimenta na Europa, marcada pelo preto. Hoje em dia, a gente percebe diversas culturas usando cores diferentes para o vestido. A Índia é um bom caso. Os vestidos, chamados de sari, são bem coloridos. Em Lima, no Peru, o vermelho e preto são evidenciados no traje.

O surgimento da tradição do vestido branco não tem uma data certa. Alguns dizem que a França do século XVII foi este palco. A rainha Maria de Médici teria escolhido o branco para se revoltar contra as tradições da época, que tinha o preto como cor marcante dos vestidos. Como a monarca tinha apenas 14 anos, Michelangelo, um dos maiores nomes da arte, teria conferido a cor da veste à pureza de Maria de Médici. Outra teoria coloca a rainha da Escócia, Mary Stuart, como pilar deste início no século XVI. Ela queria homenagear a família de sua mãe, que tinha o brasão com a cor branca.

Estes registros explicam que o vestido de noiva não precisa ser necessariamente branco. Você pode optar por outros tons, seja para ter uma lembrança marcante ou para fugir da mesma cor e dar um estilo próprio ao casamento. 

No Ana Dotto Atelier, você encontra vestidos para sair do tradicional. Dá uma olhada em alguns deles.

Confira nosso Instagram para acompanhar nossas criações: coloridas e brancas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vanessa Spiandorello Borges

Tatiane Dal Bó Simioni