O que eu trouxe da Toscana

Fauglia é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Pisa, com cerca de 3.124 habitantes.

Voltei da Itália há alguma semanas, mas com certeza esse tipo de viagem continua presente no nosso dia-a-dia, depois da volta. Vou contar um pouquinho do que foram os nossos dias sob o sol da Toscana, em uma série de mini posts.

Dessa vez, a trip foi super especial, pois foi compartilhada com a família e, por isso, nós decidimos por alugar uma casa e fazer pequenos passeios pela região. A cidade escolhida foi Fauglia, que fica próximo de Pisa, o clima da cidadezinha é bem de interior, a casa é contornada com um jardim de árvores nativas e, do ladinho, entre a casa e a piscina, tem uma plantação de oliveiras, o que dá aquele clima de Toscana que a gente tanto ama. Nos fundos, tem uma capelinha, muito fofa, que a família mantém apta a realizar missas e casamentos, e a notícia boa é que poderão ser realizados casamentos a partir do ano que vem no local. A Barbara, que é a pessoa responsável pela propriedade, é quem está cuidando da reforma da capela e foi quem me contou a novidade quando eu disse que trabalhava com vestidos de noiva. Eu enlouqueci quando fiquei sabendo disso e estava louca para contar para as minhas clientes daqui do Brasil.

A chegada até a capelinha é um show à parte, pois o corredor de árvores cria aquele efeito lúdico conforme a luz vai entrando por entre os galhos. Impossível não imaginar um casamento ali. Eu sentava e vinham mil ideias de vestidos na minha cabeça, quem sabe não sai uma coleção com esse tema? Veremos!

A casa que fica do outra lado do corredor de árvores é toda decorada com lembranças e memórias da família que viveu ali, o que dá uma sensação agradável de se sentir parte. Eles espalharam livros pela casa inteira, com assuntos diversos e na sala de jantar fica uma cristaleira com as pratarias, um luxo! A sala da lareira é decorada com patinhos de porcelana, todos vindos da Toscana, de várias cidades, provavelmente foram colecionados pela dona da casa. As paredes são cheias de quadros e de pratos pintados com paisagens, pinturas da própria propriedade, fotos de uvas, pratos de porcelana com patinhos e alguns quadros com estudos da botânica.

São quatro quartos no total, um com tema todo infantil, que foi o que o meu sobrinho dormiu, os livrinhos eram com recortes de papel que abriam conforme você folhava, e tinham brinquedos, aviões, dinossauros… Os outros três quartos eram bem confortáveis com a decoração bem intimista, com tecidos de qualidade. No nosso quarto tinha portas francesas para a varanda, então quando eu acordava de manhã era só abrir as portas para já estar curtindo a vista e a vida das propriedades do entorno, vendo os tratores trabalhando, o pessoal cuidar das oliveiras e ouvir o galo cantar, sempre atrasado, hehe!

Foi uma experiência única ficar estes dias na Villa Fatoria Laviosa, muito inspirador e emocionante, pois em alguns momentos a paisagem se confundia com o interior de Bento, onde a família do Ale ainda tem casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Fernanda Ronchetti Grillo

Valquíria Vita

Valquíria Vita em seu casamento.