Noiva: como manter a calma (do planejamento ao grande dia)

Para muitas noivas, a ansiedade já começa no momento após o pedido de casamento. Se para a maioria dos noivos, a vida vai seguir normalmente até o grande dia, para as noivas, a respiração vai estar sempre mais acelerada e aquele friozinho na barriga vai sempre presente (ou, pelo menos, vai aparecer a cada vez que ela pensar no casamento – coisa que acontece muitas e muitas vezes num mesmo dia). Existe, inclusive, algo chamado tensão pré-nupcial (TPN), sabia?

Como manter a saúde mental e psicológica nos meses que antecedem o casamento e, principalmente, no dia da cerimônia? Esperamos te ajudar com algumas dicas: 

Aproveite o processo

Lembre-se que o mais importante é você aproveitar o seu período como noiva e curtir o dia do casamento. E isso só vai acontecer de verdade se você estiver 100% presente. Tente não deixar os medos e as preocupações com o que pode dar errado atrapalhar isso. 

Faça exercícios de respiração

Toda vez que sentir o coração acelerar, pare e respire fundo algumas vezes. No dia do casamento, a técnica de respiração concentrada é essencial para acalmar a noiva. Peça para uma madrinha ou outra pessoa de confiança te lembrar disso!

Hidrate-se 

Talvez você nem tenha muita fome nos dias anteriores ou no próprio dia do casamento. Tudo bem (desde que você não fique sem comer nada)! Mas não se esqueça de tomar bastante água (álcool, é claro, não é uma recomendação para antes da cerimônia, por motivos óbvios).

Tenha paciência com as outras pessoas

Quando você é noiva, você pode ter a sensação de que ninguém mais se preocupa com o casamento além de você. Mas na verdade é que, no geral, as noivas são as que mais ficam ansiosas antes da data (o que não significa que o noivo e as outras pessoas também não estejam). Mantenha a calma com os outros participantes do casamento (especialmente com o noivo) e evite discussões. Lembre-se da técnica da respiração. 

Cuide da saúde

Além de prestar atenção para evitar as crises de irritabilidade, a noiva precisa manter a saúde física em dia. Durma e descanse bem todas as noites (especialmente na semana do casamento), não deixe os exercícios de lado, pois eles ajudam a desestressar. 

Tenha autocrítica

“Será que estou exagerando?”

“Será que essa preocupação é mesmo válida?”

Saiba fazer essas reflexões e avaliar o que vale o espaço em sua mente. 

Escolha a quer dar ouvidos

Todo mundo vai ter alguma opinião sobre o casamento para dar e isso costuma causar bastante preocupação na noiva. Você não precisa ouvir todas. Pense o que é bom para o casal e não se preocupe em agradar aos outros. O dia do seu casamento deve ser especial, principalmente, aos noivos. E só. Com o vestido é a mesma coisa: é você que precisa estar se sentindo confortável e bonita nele.

Delegue

Dê tarefas às madrinhas, aos pais, ao noivo (óbvio), aos padrinhos… não assuma a organização do casamento sozinha.

Planeje 

Quanto mais o casamento estiver planejado, menores as chances de stress. No atelier, ajudamos com uma importante parte, que é o vestido. O recomendado é que o processo de construção dele comece oito meses antes do dia, para que a noiva fique tranquila. Com as provas, etapa a etapa do vestido, também conseguimos fazer com que a noiva fique mais segura. 

Se algo sair do planejado, mantenha a calma mesmo assim

Talvez chova no dia do casamento ao ar livre, por exemplo. Independente do que aconteça, lembre-se que este é para ser um dos dias mais especiais da sua vida! Não deixe que pequenas coisas roubem o brilho dessa ocasião. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ARIELLY TAFFAREL

Casamento civil no cartório: com que roupa eu vou?