Homenagem póstuma: como trazê-la para seu casamento

Casamento é sinônimo de celebração e felicidade. Mas também pode ser um dia de saudade daqueles que não puderam estar presentes para acompanhar um momento tão inesquecível. 

A ausência de familiares próximos, como mãe, pai ou avó, traz um misto de sentimentos, até porque cada ente querido foi fundamental em alguma etapa da vida. 

Para amenizar a dor da perda, a homenagem póstuma está cada vez mais presente nos casamentos, pois também é uma forma de levar alguém importante à cerimônia. 

A ideia é levar um pouco do seu familiar para dentro do casamento. Pode ser na decoração, no convite ou até nos lugares para os convidados.

No blog contamos a história de Morgana Mussatto, que realizou uma homenagem póstuma para seu pai. Ele faleceu há poucos meses antes do casamento.

Agora confira como planejar sua homenagem póstuma para o dia do casamento:

Convites

Quer homenagear os pais já falecidos, você pode usar o convite de casamento como alternativa. É recomendável inserir a inscrição em latim “In Memorian”, seguida do nome dos dois dentro dos convites. 

Outra alternativa, menos formal, é utilizar as frases “sempre na memória” ou até mesmo um símbolo, depois dos nomes dos pais, que represente a relação entre noivo/noiva com a mãe e o pai.


Decoração

Você pode investir em um cantinho para porta-retratos no local da cerimônia. Caso queira algo mais simples, podem ser colocadas fotos nas mesas dos convidados. 

Mas não só isso, a decoração pode levar objetos que simbolizam o seu familiar querido ou sua relação com eles.

O casamento é marcado por vídeos que mostram a trajetória do casal. É possível colocar alguns momentos importantes com a pessoa que faleceu. 


Lugar reservado

Uma das bonitas homenagens é deixar uma cadeira reservada durante a cerimônia. Faça esse tributo nos lugares da frente, com foto da pessoa e ou arranjo de flores para evidenciar o espaço.


Acessórios

A noiva pode colocar relicários com foto do familiar/familiares preso ao buquê. Ou escolha a flor favorita da pessoa para fazer parte do arranjo.

Também pode ser utilizado algum acessório, seja um terço, um broche ou jóia, que mostre sua homenagem. Se quiser deixar registrada a lembrança no vestido, a dica é bordar a parte interna do traje com a foto ou nome da pessoa.


Balões

Uma ideia criativa é personalizar alguns balões com o nome do ente querido ou em formato de coração para colocar no entorno do local da celebração. 

A proposta combina mais com casamentos ao ar livre, onde os noivos podem criar um momento para soltar os balões e criar um momento único no Grande Dia.

Gostou das dicas? Você pode adaptar elas para dar a sua cara à homenagem póstuma. O importante é fazer com amor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os looks de estilistas brasileiros no Baile da Vogue

Casamento no Inverno: Como planejar