Casamento intimista: 5 dicas para organizar uma cerimônia livre de protocolos

Muitas noivas vislumbram que o casamento dos sonhos precisa ser um conto de fadas. 

Ao fundo, o som da marcha nupcial é a trilha da menina que sonhava se casar na igreja, com um vestido pomposo, repleto de convidados. A história só tem fim quando a noiva entra, entrelaçada no braço de seu pai, é entregue ao noivo e, enfim, se casam.

Pronto! Cerimônia completa, igual a roteiro de filme de romance.

Mas há noivas que querem sair desse padrão de casamento. O sonho é oficializar a relação em um outro tipo de cerimônia, sem protocolo e que leve toda a personalidade dos dois. 

O casamento intimista já é uma realidade e vem para dar todas essas opções. É um evento menor, com uma lista de convidados pequena, em um local que sai da celebração tradicional. Seja no campo ou na praia, a cerimônia precisa levar seu estilo.

E como organizar esse tipo de casamento? Veja abaixo algumas dicas:

Entenda sua essência

Casamento no campo: Kelly Donazzolo (noiva Ana Dotto)

É necessário que os dois entendam suas identidades ou marcas registradas. Essa compreensão fará assimilar os gostos e preferências do casal.

O impacto se vê na decoração, na escolha dos convidados e no local da cerimônia.

Saia do tradicional

Casamento na praia: Giovana Bertolucci (noiva Ana Dotto)

Se escolheu o casamento intimista, você deseja sair das tradições e colocar um pouco de ousadia na celebração. 

A ideia é se livrar dos padrões, mas não quer dizer que não necessite de planejamento. É fundamental que os dois se envolvam na organização e contratem profissionais para ajudarem também.

Lista de convidados

Casamento na Ilha de Zanzibar (Tanzânia): Maíra Bortoncello (noiva Ana Dotto)

Preocupado em quem vai convidar para o casamento?

Para não ficar com medo de deixar alguém de fora, é importante pensar em quem realmente faz diferença na sua vida. Quem está do seu lado tanto nos bons como nos maus momentos. 

A lista pode ser pequena, mas deve ser feita de coração.

Decoração

Casamento na praia (noiva Ana Dotto)

Quem opta pelo casamento intimista, sabe que o ar livre faz parte da cerimônia. É algo que deixa o momento despojado, com todos mais à vontade. Isso colabora para uma grande festa e momentos marcantes.

E a decoração entra como parte dessas lembranças. Seja qual for o ambiente, é preciso mesclar o gosto dos dois, para que o local transmita a personalidade de cada um e abrace todos os convidados.

Uma verdadeira família

Casamento na praia (noiva Ana Dotto)

Um casamento livre de regras torna tudo mais próximo, ou seja, mais íntimo. Isso quer dizer que dá para deixar o ambiente com aspecto familiar.

A ideia é que a cerimônia seja uma extensão da sua casa, do seu dia a dia… Faz diferença transmitir essa energia aos convidados (e para você também!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendências de vestido de noiva para 2023

Pets no casamento: como trazê-los para a cerimônia