Casamento civil no cartório: com que roupa eu vou?

Por ter uma religião diferente da do noivo, não ter religião ou, simplesmente, por não achar necessário celebrar a união na igreja, muitas noivas dispensam o casamento religioso e partem direto para o civil. Há ainda quem case na igreja e, mesmo que a lei permita o casamento religioso com efeito civil – dois por um! – opte por fazê-lo em momentos separados: celebração na igreja e um encontro mais intimista no cartório. E é especialmente para essas que trouxemos as dicas de hoje, sobre como escolher o vestido.Quando o casamento civil é a principal cerimônia e ocorre fora do cartório, as orientações para a escolha do modelo de vestido são similares as de um casamento na igreja. Com algumas liberdades a mais (em decotes, transparências, fendas, etc…) o vestido se adapta às características do estilo e local da celebração. É nos casos em que o civil é segunda cerimônia que as noivas acabam esquecendo de pensar no que vestir. Veja dicas para não recorrer a qualquer roupa branca na última hora antes de ir para o cartório.

O DEPOIS
Casamentos no cartório, em geral, antecedem um encontro simples, com os padrinhos e a família mais próxima dos noivos. Pode ser um jantar, um almoço, um happy hour na casa da família. Pensar em como será esse depois já define uma série de opções para o vestido civil.

MENOS 
Casamentos no cartório ocorrem durante o dia. Essa luz presume menos brilho nos tecidos e bordados, menos volume, ausência de véu e cauda. A ocasião requer um vestido mais simples, mas, dada a importância do evento, não menos sofisticado.

MAIS
Se o vestido civil restringe certas pompas, também permite outras ousadias. Aproveite para usar um curto, uma renda mais informal, um branco diferente da celebração na igreja. Estamos tratando sobre vestidos, mas ele não é a única peça possível para destacar a noiva no dia de assinar os papéis. Cogite blusa e saia, um terno, um macacão. É possível ser, nesse dia, uma noiva completamente diferente daquela que caminhará até o altar.

SEPARADO
O look de casamento civil não precisa parecer em nada com o vestido do casamento religioso. Nem precisa ser um conjunto, desde que as duas peças harmonizem entre si. Inclusive, pode ser pensado como uma peça a ser usada em outras ocasiões.

JUNTOS
Noivas mais metódicas irão preferir uma certa harmonia entre o traje de civil e do religioso. E pode ser interessante fazer esse casamento. Que tal o figurino do cartório ser um teaser do vestido do grande dia? O tecido, um detalhe da renda, um corte, um bordado… A proposta não é combinar, mas sugerir o vestido que o noivo e família só verão em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noiva: como manter a calma (do planejamento ao grande dia)

Um sonho compartilhado